Colóquio Intenção, Acção e Arte


Este colóquio marca a conclusão do projecto Intenção, Acção e Arte (PTDC/FILFIL/116733/2010) que, através da Rede de Filosofia e Literatura e com o apoio da FCT, se desenrolou no Programa em Teoria da Literatura da Universidade de Lisboa a partir de 2012. 
Uma parte muito importante desse projecto foi a tradução colectiva de Intention, a obra-prima de Elizabeth Anscombe que inaugurou o campo a que hoje se chama filosofia da acção. Esta tradução está concluída, prevendo-se que seja publicada ainda em 2015 sob o título A intenção 
O colóquio consistirá em duas mesas-redondas moderadas em que, após intervenções iniciais curtas, os participantes dialogarão entre si e com o público. 
A primeira mesa-redonda tratará da experiência e das dificuldades de tradução do livro. Nela participam vários dos tradutores. Serão discutidos os problemas que o idioma anscombiano levanta, dada a necessidade de preservar na tradução portuguesa a clareza do tópico filosófico. 
A segunda tratará da relação entre intenção, acção e arte no contexto da filosofia da acção anscombiana.  Que dificuldades uma filosofia da acção anscombiana coloca ao entendimento da arte enquanto actividade? É a teoria anscombiana da intenção e da acção solução suficiente para alguns dos problemas particulares levantados pela arte? 
Convidamos todos os interessados a participar no Colóquio.


– Humberto Brito, Investigador Responsável

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Teolinda Gersão: Lançamento de Alice e Outras Mulheres

Leituras de Verão (2)

Leituras de Verão (5)

Metáforas bélicas

John Donne: "A Hymn to God the Father" – e Carl Schalk

Música erudita contemporânea