Música erudita contemporânea


A música erudita é uma das coisas que a contemporaneidade não estragou completamente. É certo que a música erudita contemporânea muitas vezes integra géneros musicais bastante distantes. Aí as fronteiras, e até as distinções, entre música erudita e música popular encontram-se muito esbatidas, o que não impede que haja composições que despertem muito agrado. Nomes que ouço e retenho:

Arvo Pärt, Craig Amstrong, Eurico Carrapatoso, John Cage, Luciano Berio, Ludovico Einaudi, Maurice Duruflé, Max Richter, Philip Glass, Rodrigo Leão, Simeon ten Holt, Yann Tiersen. 



John Cage é o único que me provoca sentimentos contraditórios. Ainda não percebi se gosto.

Comentários

  1. Pronuncio-me a favor de Glass, Rodrigo Leão, Tiersen, mas não conheço todos os que refere.
    Mas tenho dúvidas em classificá-los na música erudita. Abro uma excepção para Glass.
    O problema é meu, que não tive uma sólida educação musical...
    Uma boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho dúvidas. De entre os doze, acho que Rodrigo Leão e Yann Tiersen são os mais estranhos à classificação. Mas também tenho dificuldade em classificá-los redondamente na música popular. Quando digo música erudita contemporânea, uso a designação de maneira bastante frouxa. Noutros tempos, Liszt, Praetorius, e outros, integraram elementos populares em algumas das suas composições. Hoje, vejo Rodrigo Leão e Tiersen como compositores que se distinguem da massa por integrarem elementos clássicos.
      Também não tenho grande educação musical. Estas considerações são meramente improvisadas.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A "Adoração dos Magos", de Domingos António de Sequeira, 1828

Metáforas bélicas

Humor com humor se paga

Citação 7: Agustina

Citação 3: Eça / A psique portuguesa