Notas da viagem transatlântica n.º 8


1. Estou no aeroporto de Amesterdão, a caminho de casa, à espera de dar a última pernada, penosa, que isto já deu muitas horas de assento desconfortável aqui e ali. Um desamparo. O que custa é só a última pernada. Uma escala que dura tantas horas como a travessia de quase meia esfera. Calhou. Nem sempre é assim. As raparigas loiras já perderam a graça e as sardentas já não dão consolo nenhum. Um homem ciranda, come, recosta-se, senta-se de todas as maneiras, para voltar a cirandar e a sentar-se. Venho pontualmente para a porta de embarque para descobrir que há atraso, de uma hora. Os controladores de tráfego aéreo de França (disseram-me) estão de greve. Muita gente em terra, outros com grandes atrasos. Consolo? Consolo. A última pernada, seja em Amesterdão, em Bruxelas, ou em Londres, costuma ter um momento delicioso. Junto à última porta de embarque antes de chegar a Lisboa encontro portugueses. Que há portugueses à espera de embarcar num vôo que vai para Portugal não surpreende, e é até expectável (essa palavra horrível que se usa nas televisões). O que dá gosto é reconhecer os portugueses antes de os ouvir falar, se é que os ouço. Perguntaram-me uma vez como distingo portugueses num sítio qualquer só de olhar. Não sei explicar bem. Sei que talvez também me reconhecem a mim. Creio que todos reconhecem os seus, e mais alguns.

2. Vamos finalmente para o avião. A gente arruma-se e afivela-se para ouvir o comissário de bordo dizer, acanhado, que nos mandaram entrar para ficarmos à espera duas horas lá dentro, sentados e afivelados. O céu francês não há-de valer esta demora.

3. Se calhar, tudo isto tem uma explicação metafísica. Newton postulou que é da natureza dos corpos em repouso tender para o repouso, a menos que uma força lhes contrarie a inércia. Mas também é da natureza dos corpos, especificamente dos corpos animados, que permanecer em repouso contra a vontade e levar uma carga de porrada são duas coisas que se parecem muito uma com a outra.

Amesterdão, no decurso de viagem entre a América do Norte e Portugal, na manhã do dia 22 de Maio de 2018.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A "Adoração dos Magos", de Domingos António de Sequeira, 1828

Metáforas bélicas

Humor com humor se paga

Citação 7: Agustina

Citação 3: Eça / A psique portuguesa